Novidades de Trancoso: sorvetes by Uxua e burrico do Jacaré
28/12/13 16:22
De volta a Trancoso, mais um ano…. E a cada ano o grau de peruagem aumenta, acho incrível ver tanta gente de Chanel e Missoni e make-up em plena praia mas…. faz parte do circo, e me divirto.
Este ano, mais uma vez, os dois restaurantes do “ser-e-ser-visto” são o Maritaca (italiano com excelente pizza de carpaccio) e o Los Negros, do chef argentino Francis Mallmann em parceria com Fernando Droghetti, o Jacaré.
Lotados toda noite. Em um lugar onde come-se mal, de um modo geral, eu vou nos dois, mesmo lotados, para não cair em roubada. Ontem resolvi dar uma chance ao tradicional Silvana, no Quadrado, e…… horror. Nem vou perder tempo descrevendo. Pior cocada da história, com leite condensado e abacaxi (!).
Hoje ou amanhã estreia o “restaurante” ambulante do Jacaré: um burrinho chamado Luiz Caldas, com um isopor de cada lado. Um cara fantasiado, puxando o Luiz, venderá sanduíches (da marca “Bom pra Burro) e vinho branco em taça. Mais cômico, impossível.
Hoje estreia também a sorveteria (sorry, gelateria) do minihotel de alto luxo UXUA. Em pleno Quadrado. Deslumbrante. Dá trabalho achá-la, de tão discreta a fachada. Fica ao lado da Silvana e fecha cedo (lá pela 21h). Tem café, também.
E este ano as pousadas Etnias (há uma perto do Quadrado e outra na praia, ambas deslumbrantes) estão funcionando como restaurante. Mas para muito pouca gente, há pouquíssimos lugares. Imprescindível reservar, e ambos fecham cedo (às 22h ou 23h). A Etnia Praia tem um arroz de polvo que é das melhores coisas que já comi em Trancoso. Perguntei ao chef Pedro Sobral o segredo (geralmente, polvo na Bahia é duro, borrachudo). Diz ele que quase não cozinha o polvo. Só isso. Boa mão. “Bater para amaciar, não. Não gosto de bater no que vou comer”.
Então tá! 😉