A sorveteria Rocambolesc, de Jordi Roca, em Girona: gostinho do El Celler
02/07/13 17:25O lado chato do El Celler de Can Roca ter virado restaurante número 1 do mundo (segundo o ranking da revista Restaurant) é que o que era difícil tornou-se praticamente impossível: reservar uma mesa.
Mas eu acho que Girona tem encantos suficientes para, mesmo no caso dos “sem-mesa” valer o desvio. Ainda mais agora, que a viagem de trem de Barcelona dura apenas meia hora, em trem de alta velocidade.
O principal atrativo é o centro histórico, belíssimo, com direito a catedral, muralhas e ruelas estreitas e íngremes – vejam minhas fotos neste link.
Um outro atrativo é a sorveteria Rocambolesc do Jordi Roca, o caçula dos três irmãos por trás do El Celler, que é o pâtissier do restaurante. Eu fui conhecer, passeando a pé pela zona turística e… lá estava ele! Confesso que não imaginava topar com o Jordi atrás do balcão. A Ale Rivas, mulher dele e braço-direito, também estava lá – ela é quem cuida do negócio (o maior trunfo dos Roca, justamente, é trabalharem muito, em família e em grande harmonia).
E botem sorveteria nisso: como se esperaria de um Roca, os sorvetes são não apenas perfeitos em textura e dulçor como também lúdicos e – o melhor – inspiram-se em sobremesas que ele criou para o El Celler.
Este aqui é um bom exemplo: sorvete de leite de ovelha com calda de goiaba, doce de leite e algodão doce.
Dois anos atrás, eu comi a sobremesa que o inspirou e foi das melhores coisas da vida. Vejam:
Nuvem de chantilly do mais fresco leite de ovelha, ali de perto, coroada com algodão doce e uma fatia geladinha de algo que parecia picolé de goiaba. Ou seja: Romeu e Julieta! No fundinho, doce de leite.
A sobremesa foi elevada à décima potência pela lírica descrição feita pelo Josep Roca, com direito a efeito sonoro: passando uma colher pelas ranhuras do prato emitiu-se um som que lembrava os sinos das ovelhas. Confesso que cheguei a me emocionar quando provei essa sobremesa, um sentimento da mais profunda admiração pela sensitividade – tão rara! – revelada por Josep:
“A ideia é a ternura. Um único produto, profundidade de sabor. O leite de ovelha vem de um vilarejo aqui perto, e daqui conseguimos ouvir os sinos que elas carregam no pescoço”. (aqui, Josep fez tocar os “sinos” imaginados)
Provei outros dois sorvetes e o favorito, de longe, foi o de maçã. Gotinho de tarte tatin. Cubos de biscoito amanteigado, e de maçã crua e cozida. Um escândalo!
Rocambolesc: Rua Santa Clara, 50, Girona, Catalunha, tel. +34 972 416 667
E mais sobre os irmãos Roca e o El Celler de Can Roca:
- Entrevista exclusiva com os irmãos Roca, feita no dia em que El Celler de Can Roca ascendeu ao posto #1 da lista The World’s 50 Best Restaurants. Na FOLHA.
- Minhas impressões do último almoço no El Celler de Can Roca, na FOLHA.
- Relato completo, com fotos prato-a-prato, de um almoço no Celler de Can Roca
- Jordi Roca no fórum Mesamerica, no México: vídeo