Restaurantes de Barcelona: dicas de quem entende
21/06/13 01:19Meu amigo GG está de partida para Barcelona e me escreveu perguntando se eu sabia de bons restaurantes que abrissem domingo ou segunda-feira.
Nem perdi meu tempo dizendo a ele para tentar, pela internet, descolar uma vaga no Tickets, o pseudo bar de tapas dos irmãos Adrià que eu ADORO. Impossível conseguir. Os dois mais novos do mesmo Albert Adrià, Pakta e 41 Grados, mais difíceis ainda…..
Mas Barcelona, cidade que amo mais do que qualquer outra na Europa, tem muita coisa boa além desses três, claro. Pus a memória a trabalhar e lembrei de favoritos meus:
Tapaç24, leia aqui o meu post.
Tapaç4: Rua Diputació, 24, 269. Barcelona, tel. (34-93) 488-0977
Dos Cielos, dos gêmeos Torres, se quiser provar um restaurante chique, de alta cozinha.
Aqui no meu post eu explico porque vale a a pena.
Vila Viniteca: os melhores presuntos, queijos e vinhos, no Born
Dos Palillos, no Casa Camper.
Acho o chef um antipático mas amo o resto. Bom, bom, bom demais! O “bar de tapas” Dos Palillos, ocupando uma quina do transadíssimo hotel Casa Camper, lembra um sushibar. Detrás de um balcão, os chefs cozinham à vista dos clientes, servem e descrevem os pratos. Divertido! Chamar os pratinhos que compõem o menu degustação de tapas seria passar uma falsa ideia de rusticidade. Os pequenos bocados, muito sofisticados, refletem os oito anos que o chef-proprietário passou no comando da cozinha do mítico restaurante El Bulli, de Ferran Adrià. O menu mescla Ásia e Espanha mas a primeira sai à frente: do won ton crocantíssimo, passando pelo temaki que o próprio cliente enrola, o Dos Palillos passeia por Japão, China e sudeste asiático. Para acompanhar há uma bem-sacada lista de saquês e vinhos assinada por Tamae Imachi, mulher do chef e sommelière. Dos Palillos: Hotel Casa Camper, Barcelona, tel. (34-93) 304-0513
Mas…. dos citados acima, só o Tapaç24 abre segunda-feira. Resolvi então pedir ajuda no Twitter. Logo vieram respostas com dicas ótimas, que resolvi reproduzir aqui.
O chef Carles Abellan (@carlesabellan), dono do Tapaç24 citado acima, entre muitos outros restaurantes, me disse: “janta-se bem no Xemei, que é um restaurante italiano, e acho que o Sagas também abre”. Com chef desse calibre não se discute…
O crítico gastronômico Carlos Maribona (@salsadechiles) recomendou o Roca Bar, dos irmãos Roca, na entrada do hotel Omm, e também Gresca (fecha domingo mas abre 2a) e Hisop (idem).
Xavier Güell (@guell), que tem um negócio gastronômico super bacana chamado Sibaritus, respondeu com uma palavra: Coure. Fui ver o site e achei bem legal. Nunca tinha ouvido falar desse restaurante….mas logo vi que só abre de terça-feira a sábado…
E o Roberto Smeraldi (@RobertoSmeraldi) disse: “Sem dúvida: La Clara, GranVia! A dois quarteirões do (bar de tapas) Inopia. Não perca os pimentos de Guernika” (chequei o site e – ótima notícia – abre todos os dias da semana.
Carles, Carlos, Xavier, Roberto… mil gracias!