Os novos restaurantes de Londres: Balthazar, Story, The Kitchen Table, etc.
22/04/13 13:59Sexta-feira embarco para Londres e estou super empolgada. Depois de horas e horas de lição de casa, estou com minhas reservas de restaurantes todas feitas – tem muita coisa nova para ver e experimentar! Resolvi dividir aqui com vocês a lista dos lugares onde pretendo ir comer:
Balthazar
A inauguração do ano. Desde que abriu foi elogiadíssimo por uns, criticadíssimo por outros. Falei dele na minha coluna de quarta-feira passada no Comida. Embora eu não precise ir, em Londres, a uma brasserie francesa filial da homônima de Nova York, o dono, Keith McNally, é um cara fascinante, e o restaurateur mais genial que eu conheço. Talvez por isso valha a visita. Além do que, um pouco de badalo não faz mal a ninguém…
4-6 Russell Street, tel. 44 (0)20 3301 1155
Hibiscus
O chef, Claude Bosi, é daqueles com sotaque fortíssimo, embora viva em Londres há anos. O lugar pode parecer sério, formal. Mas Bosi não. Cozinha lindamente. Já jantei ali, mas resolvi voltar para conferir como anda – será o único “não-novo” na agenda. Eis neste link o relato, prato-a-prato, de meu último jantar lá.
29 Maddox Street, tel. +44 20 7629-2999
The Malt House
Como todo (ou quase todo) chef de renome, Bosi tem um segundo restaurante mais casual e acessível. Nesse caso, um pub. Tem quartos, também, como se fosse uma pousada.
17 Vanston Place, Fulham, tel. +44 207 084 6888
The Kitchen Table
Este aqui é um micro restaurante escondido atrás de um outro, o Bubbledogs. Ali o chef James Knapett (ex-Noma) serve menus degustação aparentemente interessantíssimos. Mas o próprio Bubbledogs parece também bem bacana. Cachorros-quentes “gourmet” casados com champagnes, um belo twist no conceito de um wine bar comum.
70 Charlotte Street
Story
Perto da Tower Bridge, esse restaurante cujo tema são os livros é de outro ex-Noma, o chef Tom Sellers (que também trabalhou para Tom Aikens e Thomas Keller). Acabou de abrir (dia 16).
201 Tooley St, London SE1 2UE , tel. +44 207 183 2117
The Clove Club
Sobre este aqui eu já escrevi no blog, e inclusive contei neste post que o restaurante entrou para a lista das 50 escolhas foodie do jornal inglês The Observer. O chef-proprietário é o ultrasimpático Isaac McHale, cuja carreira eu venho acompanhando desde que ele era um do duo Young Turks. Ele é mestre em carnes longamente maturadas, ingredientes super ingleses (tipo ovo de gaivota). Ano passado jantei em seu extinto pop-up e saí de queixo caído, então o Clove Club promete.
380 Old Street, tel. +44 207 729 6496
Ah, e também vou ao lançamento do livro Cook it Raw, da Phaidon, onde estarão algumas das maiores estrelas da gastronomia mundial: René Redzepi, Albert Adrià, Massimo Bottura e, sim, o nosso Alex Atala, entre vários outros. Quem estiver em Londres e quiser vir…. basta comprar ingresso. O evento irá acontecer no próximo domingo das 14h às 16h, na Royal Geographical Society (1 Kensington Gore LSW7 2AR). Ingressos custam 40 libras e incluem um exemplar do livro.
O que é Cook it Raw? Bem difícil de explicar, mas neste post, eu tento – e mostro fotos de minha participação em uma das edições desse evento maluco.
Quem quiser saber mais pode ler essa matéria publicada ontem no jornal The Observer, que tem link, inclusive, para o site que vende ingressos online.