Queen Victoria Market, em Melbourne: retrato do que comem os australianos
17/03/13 13:43Gosto de visitar o mercado de toda cidade para onde viajo, e em Melbourne não foi diferente…
Para mim, é o modo mais rápido de entender um povo e seus gostos – pelo menos à mesa.
Fiz um tour guiado super didático no Queen Victoria Market, que terminou com paradas em lojinhas de queijos e embutidos para mini-degustações.
Ali aprendi o seguinte: os melhores queijos australianos são ótimas imitações de clássicos franceses (brie, triple crème, reblochon) e cheddars ingleses. Principalmente os da queijaria King Island dairy – que filha em uma ilhota perto da Tasmânia – (e cujo website anuncia, modestamente, “lar dos melhores queijos da Terra, (…) nada chega perto”):
Outra coisa que me impressionou: as ostras. Adorei o modo como abrem ostras – de diferentes variedades – na hora, para quem quiser comê-las em seguida. E comprei meia dúzia de “rock oysters”, menorzinhas e de concha mais funda – geralmente, ostras desse formato são mais doces e cremosas. Deusdoceu que maravilha!!
Ainda no capítulo marítimo, belíssimos os blue crabs (siris azuis), abundantes:
E os crayfishes….
Já a parte de frutas e verduras achei bem fraca…. nada muito interessante/diferente além dos finger limes (frutas cilíndricas com bolinhas de gosto cítrico no interior) e desses kiwizinhos (que já vi até no Brasil):
O mercado, simpático e organizado, tinha poucos turistas, exceto grupos de estudantes, como essas japonesas comendo doughnuts:
Doughnuts, aliás, sem o típico buraco no meio, e com recheio dulcíssimo de geleia. Herança inglesa?
Achei que eu não poderia sair dali sem provar carne de canguru. E não é que foi super difícil de achar, entre as dezenas de bancas vendendo carnes, alguma que tivesse carne de canguru? Assim descobri que os nativos são muito mais fãs de porco, frango e boi….
A todos a quem eu perguntava, ouvia comentários do tipo “ah, é uma carne forte, com gosto de caça….”
Resolvi tirar a teima e comprei um pouquinho da carne já moida, geladinha, nessa banca aqui:
E sabem do que mais? Depois de comê-la crua, in natura, concluí que era bobagem essa história de que a carne de canguru é forte. Não sei que corte era, mas tinha o gosto e a textura de um filé mignon. Carne magra e super macia, deliciosa!
Conclusão: os australianos (ou os “melbournianos, melhor dizendo) passam muito bem, obrigada. Têm ostras, peixes e crayfishes maravilhosos. Queijos à francesa de tirar o chapeu. Carnes – inclusive maturadas, e de gado tipo wagyu – de primeira. E um mercado agradável, embora menos exótico e menor do que eu esperava.
E mais posts sobre a Austrália:
O novo e excelente hotel QT, em Sydney
Sydney em 10 imagens
Melbourne e o microscópico mundo da alta gastronomia