Chef René Redzepi explica-se no caso de intoxicação de clientes do NOMA
10/03/13 07:37
A Folha, como todo mundo, deu a chocante notícia:
“Sessenta e três pessoas que comeram no restaurante Noma, eleito o número um do mundo pela revista Restaurant, passaram mal no último mês.
Segundo a Bloomberg, os clientes afirmam que tiveram diarreia e vômito depois de comer no restaurante que chega a cobrar U$ 440 (R$ 850) no menu-degustação.
Alguns funcionários também adoeceram.
O restaurante de Copenhague informou que está tomando as medidas necessárias para corrigir os problemas.”
Agora, o próprio chef René Redzepi resolveu explicar-se, com um comunicado seguido de perguntas e respostas publicados no site do NOMA.
Ainda bem. Não há nada pior, durante uma crise, do que fingir-se de surdo e mudo. O jeito de conquistar a simpatia do público é pedindo desculpas efusivamente e contando, abertamente, o que aconteceu e o que foi feito para corrigir os erros.
O restaurante irá pagar um preço altíssimo por essa mancha em sua reputação. Mas pelo menos, com o comunicado, acalmam-se os ânimos….
Declaração sobre os casos de doença
09 de março de 2013
No Noma, ter clientes felizes e satisfeitos é fundamental para o nosso trabalho diário e vidas, e é a nossa prioridade número um.
Infelizmente, durante a semana de 7 (12-16 fevereiro) de 2013, houve uma série de casos em que clientes foram infectados por norovírus ao visitar-nos. É uma questão que afeta profundamente a todos nós, e que sinceramente lamentamos.
Desde que recebemos a notícia, temos trabalhado em estreita colaboração com a Administração de Alimentos e Medicamentos dinamarquesa para encontrar a origem do problema. Como resultado de nossa colaboração, nós determinamos que a causa mais provável do mal-estar foi o norovírus, que pode ter sido transmitido a um alimento por um membro da nossa equipe.
Como medida de precaução limpamos a cozinha e restaurante várias vezes seguindo as diretrizes de inspeção de saúde, além das limpezas regulares. Todos os alimentos que tínhamos na cozinha naquela semana foram destruídos.
Estamos em contato direto com todos os clientes afetados.
Atenciosamente,
Rene Redzepi
Eis o comunicado na íntegra (em inglês), neste link.