Meu restaurante favorito na Praia do Forte nem restaurante é
26/02/13 15:25Já bati algumas vezes nessa tecla, mas depois de ver o menu dos dois restaurantes “japoneses” da Praia do Forte – e quase chorar de desânimo – tenho que falar. Como é que podem servir salmão chileno e kani kama e um tal de “peixe branco” (esse último, ainda estou para conhecer) e não colocar no cardápio mais peixes do mar local naquilo que é, afinal, uma VILA DE PESCADORES?! Pra que tanto salmão e agulhão congelados, minha gente? O que é que custa servir mais peixes como o olho-de-boi (buri) comprados ali mesmo? Vejam um lindo, que fotografei logo que chegou do mar:
Vergonhosas a preguiça e a ignorância que só servem para perpeturar um ciclo vicioso.
E olhem que os belos dourados que chegam do mar quase todos os dias são uma manteiga e deliciosos. Fiz o “teste do niguiri e do temaki” e ficou uma coisa de tão bom. Até purinho eu comi, no melhor exemplo de cozinha “sea-to-table”. 😉
Mas quem não quiser ter o trabalho de comprar dourado, vermelho, badejo, robalo, etc. na praia logo cedo pode experimentá-los super frescos. É só querer…. No Souza, restaurante/barraca de praia do TAMAR, comi um dourado na grelha impecável (mas pedi ultra mal-passado, para não vir esturricado).
Ou, ainda melhor, dá para ligar para o figuraça Folha, pescador nativo, que pega lagostas, polvos, peixes, tudo. Tira do mar e assa sobre brasas ali na praia mesmo, ao lado do megaresort Tivoli. Um “restaurante pop-up” absolutamente pitoresco e divertido.
Serve com banana da terra, molho de pimenta e salada, sobre uma prancha-de-surfe-que-faz-as-vezes-de-mesa.
Aos mais impressionáveis, que possam desconfiar do restô mambembe/portátil, ele logo mostra seu álbum de fotos de famosos como Eliana comendo lá. Eu posso dizer que não senti falta nenhuma de cozinha, piso, cadeiras, etc. Comer olhando o mar e com o pé na areia, querem coisa melhor?
Meu almoço no Folha foi uma deliciosa lição de mar e de vida.
E mais Praia do Forte neste blog:
- Terreiro Bahia, da chef Tereza Paim: delícia
- Minhas fotos da Praia do Forte
- O dia em que comi ouriços no café da manhã