Chez Sardine, restaurante da moda em Nova York
23/01/13 04:02A gente sabe que tudo o que posta nas mídias sociais se espalha. Coisas mais, coisas menos.
Mas de vez em quando, quem resiste, né?
Fotinho do cachorro, do papagaio, da filha…. Tweet xingando o juiz do jogo do domingo ou o restaurante que cobrou a mais na conta….
Confesso: mesmo sabendo que não deveria, viciada que sou no Twitter, dou lá minhas desabafadas, às vezes mais sinceras do que o recomendável.
Faço isso principalmente quando estou comendo fora. Parte para desabafar mesmo, parte porque acho que as pessoas querem ouvir minha opinião sincera. Aperto o enter meio sem refletir muito, nem saber quem é que vai ler.
Pois bem.
Ontem mandei um email para o restaurante Chez Sardine, em Nova York – super na moda, super elogiado – pedindo uma foto de divulgação. “Quero incluir vocês em uma matéria”, escrevi.
Responde o dono, Gabriel Stulman, muito gentil. Como vai você, blablabla, que bom que quer incluir meu restaurante na matéria.
Aí, solta um:
“Mas, no entanto, estou confuso. Eu li isso aqui que você postou no Twitter e aparentemente você não gostou do restaurante e achou “overrrated”. O que fez você mudar de ideia?”
Junto vinha a imagem de um tweet meu que não era dos mais simpáticos, digamos.
Nele eu dizia que o sushi era ótimo e o resto bem normal, e o lugar, barulhento e “overrated”, superestimado.
Er… veja bem…
E lá fui eu explicar que eu não sou o cliente típico de lugar nenhum. Eu sou um bicho estranho que gosta de comer em ambiente relativamente silencioso, que dispensa badalo. E que, de fato, embora os sushis estivessem incríveis, os pratos tinham me deixado meio desapontada, porque eu vinha lendo altos elogios a eles na imprensa novaiorquina e nas mídias sociais. Era tudo bom (ou quase, em um caso de exagero no sal) mas faltava um quê a mais.
Overrated é algo relativo.
Se você vai à biboca da esquina esperando x e eles te dão xxx, por medíocre que seja a biboca você vai sair achando bom. Se você vai ao Fasano e não come como um imperador, vai embora reclamando – porque do Fasano espera-se muito.
Enfim: só para dizer que é importante a gente saber que opiniões postadas têm consequências, são ouvidas (e não só as dos jornalistas, as de todos).
E precisam ser bem pensadas.
A gente recebe esse tipo de feedback, como o do dono do Chez Sardine, raramente, mas isso não quer dizer que comentários positivos ou negativos de restaurante a,b ou c não sejam lidos e relidos e xingados ou criticados (ou até elogiados) pelos donos dos estabelecimentos em questão.
O Twitter é um perigo. Mas em contrapartida, serve para a gente sempre se lembrar de pensar muito bem antes de falar dos outros.