Restaurante Kajitsu, em Nova York: muita fama, pouco sabor
16/01/13 19:33Vou fazer uma confissão.
Eu estava no final do menu degustação do Kajitsu, um elogiadíssimo restaurante japonês vegan em Nova York, quando virei para meu amigo e disse:
“Não aguento mais essas verduras sem gosto, só de pensar em um belo pedaço de atum me dá água na boca”.
Ele, chef e tão guloso quanto eu, respondeu na lata:
“Vamos pedir a conta e sair logo daqui!”.
Pedimos para levar a sobremesa para viagem (na foto acima). Que, diga-se, era tão sem gosto quanto todo o resto…. Um mochi (bolinho de farinha de arroz) totalmente sem graça, coroado com um pedaço de gengibre cristalizado.
Vinte minutos depois, estava mandando ver em um prato de niguiris super bem-feitos no Blue Ribbon sushi, um japonês das antigas no Soho (naquela hora foi o primeiro que me veio em mente).
Sou meio radical pra essas coisas, mas acho a vida curta demais para comida medíocre. Se não está muito bom, não como. Simples assim.
Mas confesso que esperava mais do Kajitsu. Tinha sido super elogiado por gourmets de gosto e reputação impecáveis, como meu amigo Bob Noto. E, quando o jantar começou, achei que ia por um bom caminho, a julgar pela linda “camélia” de pétalas de repolho:
Ruim, não era. Bom, também não.
Uma sopinha com um bolinho frito veio em seguida. Esquecível e com sal a menos.
Meu amigo pediu um prato especial com trufas brancas do Piemonte. Fatias geladas e sem qualquer aroma, totalmente insípidas. Perda de dinheiro.
O soba (macarrão) tinha pouco “bite”, estava mais molenga do que deveria – e olhem que sou muito fã de soba! Joguei a trufa do prato anterior no caldo do macarrão pra ver se “ressuscitava” seus aromas mas…. nada feito.
A gota d’água foi o sushi de raiz de lótus e de cogumelos, cujo arroz era compacto e avinagrado demais:
Enfim: eu poderia mostrar mais pratos mas não vale a pena. O investimento de US$ 80 por pessoa (mais taxa, serviço, saquê, etc.) no menu degustação foi furado. O único momento memorável foi a chegada desse lindo arranjo de legumes homenageando o ano novo: impressionante!
Batata-roxa esculpida, chuchu recheado de gelatina, feijão preto em conserva adocicada, uma beleza. Delicioso, não posso dizer que era…
A lição é: jamais confie em recomendações recebidas meses antes, ou lidas em um site qualquer. Nesse caso, vim a descobrir depois que o chef mudou e que o Michelin tirou uma das estrelas do restaurante. Eu deveria ter feito uma pesquisa mais rigorosa e aprofundada, e me estrepei.
Não repetirei esse erro…. 🙂
Kajitsu: 414 East 9th Street tel. +1 212 228-4873