Réveillon em Trancoso: as festas 2012-2013
07/12/12 17:40Todo ano eu procuro passar Natal e réveillon em Trancoso. Estar em São Paulo nessa época me deprime…
Já em Trancoso, nunca tem tempo feio. 😉
Restaurantes, não recomendo, porque não costumo achar nada muito bom além da pizzaria Maritaca, sempre excelente. O Francis Mallmann, famoso chef argentino, vai abrir restaurante pop-up como no ano passado, só que em novo endereço, e quando eu for lá averiguar, conto para vocês.
Praticamente todas as pousadas já estão lotadas, então não vou perder tempo dando dicas de hospedagem, mas… a quem interessar possa, algumas festas que já estou colocando na minha agenda, e que prometem:
29 de dezembro
Um dia de festa na belíssima Fazenda Calá, organizada por um time de produtores que adotaram o nome Réveillon Divino (Du Serena, Duty, Helena Rosén, André Guazelli e Lara Araújo). É bom comprar o convite antes, pela página deles no Facebook.
30 de dezembro
Saravá. Festa que acontece todo ano e é sempre ultra animada. Desta vez, vai acontecer perto da pousada Estrela d’Água, em lugar ainda secreto. Convites à venda no Cantinho Doce (restaurante bem na entrada do Quadrado, à esquerda).
31 de dezembro
Festão de réveillon organizado pela mesma turma, na areia, e bem pertinho do Quadrado. (Detesto ter que pegar meia hora de taxi para chegar em alguma rave enlouquecida, tipo a famosa Festa do Taípe… se for, só no final, com o dia raiando…). É bom comprar o convite antes, pela página deles no Facebook.
E, aos mais festeiros, recomendo também visitar de vez em quando o site da única “boate” de Trancoso, chamada Para Raio. A programação deste verão ainda não foi postada mas sempre tem umas noites bem divertidas…
E como isto aqui é um blog de gastronomia, um adendo sobre o Maritaca, que considero mais do que uma pizzaria. Trata-se do mais estável e confiável restaurante de Trancoso. Há pratos que quase nunca achamos na Bahia, como spaghetti com bottarga, e uma ma-ra-vi-lho-sa pizza de carpaccio (a massa, um finíssimo biscoito, é assada sem nada, depois colocam a carne fria por cima, temperam e coroam com raspas de parmesão). Outro prato que amo? O paillard de filé mignon com spaghetti bem al dente que costumo pedir para minha filha! Isso sem falar no soufflé de goiabada, o mais gostoso que já comi. Produtos de primeira, importados direto da Itália pelo Taliberti, o carismático patrone.