Chef Alice Waters e Carlo Petrini, do Slow Food, almoçam no Complexo do Alemão
14/11/12 12:04Ontem fiz um post contando um pouco da passagem de vários chefs famosos norte-americanos por São Paulo, por causa da Semana MesaSP. Hoje, faço a continuação. De São Paulo, acompanhei-os ao Rio para uma visita rapidíssima. O motivo principal era mostrar aos dois figurões mais importantes do Slow Food, Alice Waters e Carlo Petrini, o projeto social que está sendo realizado dentro do Complexo do Alemão, um aglomerado de favelas cariocas “pacificado” desde 2010.
A ONG Gastromotiva, de David Hertz, em parceria com uma faculdade de gastronomia local e a revista Prazeres da Mesa, está capacitando e ajudando moradores da favela a entrarem para o mercado da restauração/gastronomia.
Tive a grande sorte de poder acompanhá-los até lá e… UAU.
Que chocante, que cenas fortes, que lugar louco. Lugar, não: como disse o taxista que deixou na estação do teleférico de Bonsucesso, que leva à favela, aquilo ali é uma cidade. Morros e vales forrados de casebres e barracos. Um oceano de pobreza. Já visitei muita favela na minha vida mas essa me pareceu dez vezes mais imensa do que qualquer outra.
Se eu fiquei boquiaberta, vocês podem imaginar o espanto dos chefs norte-americanos (Daniel Humm e James Kent, do Eleven Madison Park; Shaun Vanalphen do Momofuku Ko e Sean Brock do Husk).
Depois de um impressionante “sobrevoo” a bordo de eficientíssimos teleféricos como vemos em estações de esqui do primeiro mundo (no Canadá, gôndolas), subimos por uma ruela estreita depois descemos um barranco até a arrumadíssima casinha de um casal da favela. Ali, na sua laje, comemos como reis (o menu era um mix de comidinhas do Aconchego Carioca e de receitas de gente da comunidade).
Discursaram lindamente. Todos tomaram garoa na cabeça. Waters e Petrini ganharam camisas da Imperatriz Leopoldinense. Um dia inesquecível.
E mais sobre o evento Semana MesaSP na FOLHA:
- Eu e Josimar Melo participamos de debate sobre faculdades de gastronomia: resumo do que foi dito
- Chefs David Chang, Sean Brock, Daniel Patterson, Normand Laprise e outros, em São Paulo: fotos
- O que os chefs comeram em São Paulo: minha coluna no COMIDA
- Alice Waters visita hortas públicas em São Paulo
- O “Jantar Magno” de David Chang e Alex Atala no Dalva e Dito, por Marcelo Katsuki