Le Vitel Etonné: meu restaurante favorito em Turim
04/11/12 00:34Sumi quase uma semana, mas por um bom motivo: estava em Turim! Fui cobrir o evento Salone del Gusto para o COMIDA, – já leram? Sobrou pouquíssimo tempo, entre uma palestra e outra, para passear. Mas fiz questão de voltar ao meu restaurantezinho favorito na cidade, o Vitel Etonné.
Nada de chique. Nada de moderno. Mas tudo de bom.
No Piemonte há um prato típico chamado carne cruda.
Uma espécie de tartare de carne destemperado. Porque tempero ali só estragaria o prazer de sentir o sabor da incrível carne de vaca fassona, da região. Eu sonho com essa carne cruda, que deixa qualquer tartare no chinelo. É mais ou menos como a diferença entre um temaki de salmão com maionese, crocantezinhos, molho picante e tirinhas de pepino e um temaki de salmão orgânico sem mais nada além de peixe, arroz e nori. Dois mundos.
Pois a carne cruda do Vitel Etonné é como um temaki em um japonês de verdade. Temperada com sal. Picada na faca, óbvio. Chega em um quadrado meio compacto, para fazer fita, mas eu logo desmancho com o garfo e jogo farta quantidade de ótimo azeite por cima. Deusdoceu.
Mas o Vitel Etonné é mais do que sua (excelente) carne cruda. Tem tajarin com ragu de cordeiro incorrigível.
Tem um vitelo tonnato que meu amigo über gourmet Bob Noto garante ser o melhor da cidade (e ele mora lá).
E tem uma musse de chocolate com gianduja que era tão boa, mas tãããão boa, que tive que pedir uma segunda.
E olhem que a última vez que eu fiz isso foi anos atrás, com uma sobremesa de banana-madura-quase-podre da Roberta Sudbrack.
Ah, e ainda arrematei com um prato de queijos de comer de joelhos, perfeitamente afinados. Vejam a Luisa, a proprietária, descrevendo-os:
Baita restaurante. E simplinho, simplinho. Tem coisa melhor?
Le Vitel Etonné: Via San Francesco da Paola, 4
10123 Torino
tel 011 8124621
info@leviteletonne.com
De terça a sábado 10.30 AM – 01.00 AM
Domingo 10.30 AM – 3.30 PM