Ferran e Albert Adrià abrem restaurante nikkei em Barcelona
06/10/12 20:35Primeiro, acho que devo explicar o que é um “restaurante nikkei”, né? Simples: o termo quer dizer nipo-peruano. O Peru está cheio de descententes japoneses, como São Paulo, e ao longo do tempo as cozinhas (japonesa e peruana) foram se misturando até virar uma coisa assim…. nikkei.
Pois o Ferran Adrià – acho que neste espaço não preciso explicar, mas é o mais-que-famoso chef-proprietário do El Bulli, extinto restaurante que dispensa apresentações – e seu irmão Albert, não menos genial, estão para abrir um restaurante em Barcelona que será, justamente… nikkei! (Os irmãos tem uma queda tanto pela cozinha peruana como pela japonesa, então a notícia não me surpreendeu em nada).
Os Adrià já têm na mesma cidade o Tickets (bar de tapas ultramodernas, arrasador) e o 41 Grados (bar-restaurante concorridíssimo onde servem menus alucinantes). Agora, resolveram abrir dois restaurantes de pequenos pratos, descontraídos.
O duo adora fazer mistério mas Albert me confirmou em um email: “vamos inaugurar um nikkei (de cozinha nipo-peruana) em novembro e um mexicano em março”.
E hoje, um dos mais importantes críticos gastronômicos da Espanha, o Pau Arenós, contou no blog dele (La Cocina de los Valientes) de um jantarzinho “test drive” do qual ele participou, lá no Tickets. A chef Kyoko (sorry, mas ele não diz o sobrenome) preparou para ele uns niguiris que são como os que os irmãos Adrià pretendem servir no restô novo. Aparentemente, levíssimos, e aprovadíssimos….
O post é em espanhol, mas aqui vai o link.
E mais: