Restaurantes do Piemonte e o Salone del Gusto
04/10/12 15:52
Vou fazer aqui a primeira de muitas confissões: estou arrasada de ter cancelado minha ida a San Sebastian, no País Basco, onde acontecerá, nos próximos dias, o mais gostoso evento de gastronomia que eu conheço, o Gastronomika.
São dias sempre intensos e deliciosos, em que eu vou passeando pela parte velha da cidade e esbarrando nos super pasteleros Christian Escribà e Patricia Schmidt aqui, Juan Mari Arzak ali, pra depois, por exemplo, terminar a noite tomando um gim tônica com o Heston Blumenthal no Whisky Bar. Surreal. Sempre vivo momentos incríveis lá.
Este ano, o tema vai ser meio déja vu – a velha França – mas tem coisa muito boa no “menu” também, inclusive uma “jam session” de Alex Atala e Joan Roca no dia 8.
Mas… chega de falar de San Sebastian. Estou a mil planejando minha ida à Itália, dia 22. E para quê? Ora, para jantar na Osteria Francescana! Quem me conhece sabe que faço dessas loucuras, pego um avião para ir experimentar um restaurante com o qual venho sonhando, sem titubear. E assim será, mais esta vez. E vou ver uma Osteria Francescana toda nova, o chef Massimo Bottura acaba de reabrir depois de extensa reforma, eu contei tudo neste post aqui.
De Modena, onde fica a Osteria Francescana, seguirei para Turim, onde acontecerá no fim de outubro o Salone del Gusto, ligado ao Slow Food. Embora tenha sido pouco ou nada divulgado, descobri que haverá uma grande cerimônia de homenagem à América Latina. Será um jantar de gala preparado por Bottura, Roberta Sudbrack, Gastón Acurio e outros sul-americanos que está dis-pu-ta-dís-si-mo.
O Salone del Gusto, de tão grande e complexo, me está parecendo difícil a compreender. Site confuso é apelido! Tem Teatro do Gosto pra cá, Laboratório do Gosto pra lá, um verdadeiro carnaval de comilanças e bebelanças e aprofundadas conversas sobre comida, meio-ambiente, Amazônia, bichos, gentes, apetites, descobertas vegetais, etc.
Haverá “performance” (que será isso?!) não só de Roberta mas também do Beto Pimentel, o carismático e extrovertido chef do Paraíso Tropical em Salvador, que tem dos quintais de restaurante mais produtivos do Brasil (nem sei dizer todas as frutas que se colhem ali).
Mas é claro que não vou ficar na bagunça do evento o tempo todo – muito pelo contrário. Pretendo voltar a comer em alguns de meus favoritos de Turim e arredores. Aqui, divido minha listinha….
Combal.Zero
Chef Davide Scabin
Piazza Mafalda di Savoia 1 – Rivoli
Tel +39 011 956 5225
E-mail combal.zero@combal.org
Esse fica fora de Turim mas dá para fazer um bate-e-volta para jantar, tranquilamente. Já reservei minha mesa… Beleza não é fundamental, em se tratando de restaurantes, mas que ajuda a dar o tom a chegada dramática ao castelo-museu onde fica o Combal.Zero, ajuda. LINDO! O salão, todo envidraçado, tira proveito da vista de babar. O menu que provei me surpreendeu. Achei que seria tudo ultra moderno e não era. Vinha uma coisa super louca – o famoso Cyber Egg, um ovo envolto em bolha de filme plástico servido com bisturi, por exemplo – e na sequência, um duo de lasanhas em prato de cerâmica pintadinha. Fiquei perplexa. Comi muito bem.
Casa Vicina |
Casa Vicina
Chef Claudio Vicina Mazzaretto
via Nizza 224 – Torino
Tel +39 0111 950 6840
E-mail casavicina@libero.it
A maior surpresa da minha última ida a Turim. Uma grande pena estar escondido em um frio porão da megaloja gourmet Eataly – a matriz daquela Eataly de Nova York que tanto faz sucesso. Achei a Eataly-matriz feiosa e o restaurante… muito mal-aproveitado! Injustiça esconderem ali, em salão pouco acolhedor decorado com fotos de icebergs, um chef tão talentoso. Este é o tipo de restaurante que agrada a gregos e troianos. Elegante, fino, atual, mas com dois pés fincados no classicismo piemontês – aqui não tem avantgardismo, só mesmo cozinha típica super bem-executada e servida pela famiglia.
Vintage 1997
piazza Solferino 16/h I – 10121 Torino
Tel +39 011535948
E-mail info@vintage1997.com
Restaurante fino bem à moda antiga, no melhor sentido do termo. A-mo. Velhos salões de pé-direito duplo e paredes e carpete vermelhos, flores, telas nas parede, cadeiras estofadas s e toalhas de mesa que vão até o chão. Grandíssimo maître-faz-tudo, daqueles de antigamente, que adivinham o que você quer antes que você abra a boca. Trufas, Barolos, pastas impecáveis e um prato de crudi de chorar por mais.
E para quem quiser saber mais sobre o Gastronomika e San Sebastian…
Meu report completo de tudo o que aconteceu na edição 2011 do Gastronomika.
Atala, Sudbrack, Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira, Primeiro dia do Gastronomika 2011: fotos dos brasileiros
Gastronomika 2011 no caderno COMIDA
Gastronomika 2011: vídeo da incrível apresentação de Heston Blumenthal
Almoço no restaurante Akelarè com o chef Daniel Boulud – com vídeo
Um jantar inesquecível no Arzak… com o Arzak!
O restaurante Mugaritz, do chef Andoni Aduriz: único
Abertura do Gastronomika 2010: noitada no Museo del Whisky
Palestra de Ferran Adrià no Gastronomika 2010: vídeo mostrando pratos do El Bulli
Uma semana em San Sebastian para o Gastronomika: as lições que aprendi
e os gim tônicas que bebi